quinta-feira, 17 de março de 2011

linguagem de programação - parte1

        Antes de entrarmos em algoritmos serão mostrados alguns conceitos básicos que um programador precisa ter em mente para entender como o mesmo funciona.



TERMOS USADOS NA INFORMÁTICA

Lógica: é o ensino do raciocínio, ele explica por que pensamos de uma forma e não de outra, ou seja, ensina a forma correta de organizar as idéias.

Algoritmo: é uma seqüência de passos que deve ser seguido para a realização de uma determinada tarefa, visando atingir um objetivo especifico.


Sintaxe: um conjunto de regras formais, que especificam a composição de programas a partir de letras, dígitos, e outros símbolos. Por exemplo, regra de sintaxe pode especificar que cada parêntese aberto equivale a um parêntese fechado.

Semântica: especifica o significado de qualquer programa, sintaticamente válido, escrito na linguagem, ou seja, um programa pode não ter nenhum tipo de erro de sintaxe, todavia pode estar com o raciocínio lógico errado, ou vice-versa.

PSEUDOCÓDIGO                                                  

Pseudocódigo, também conhecido como Portugol, é a forma de algoritmo mais próximo da programação, pois determina qual é o tipo que a variável assume.

Início

       real n1, n2, md:
       Escreva (“Entre com a 1ª nota:”);
       Leia (n1);
       Escreva (“Entre com a 2ª nota:”);
       Leia (n2);
       Md = (n1 + n2) / 2;
   
          Se md >= 7
                  Escreva (“Aprovado com média: , md);
             senão
                  Escreva (“Reprovado com média: , md);
Fim.

Onde:
         Início: Início do Programa
         Escreva: Saída de Dados
         Leia: Entrada de Dados
         Se: Decisão
         “Comando(s) abaixo do Se”: parte verdadeira da decisão
         Senão: parte falsa da decisão
         Fim. : Fim do Programa

Observe que as palavras acima estão em negrito no algoritmo, isto significa que são palavras reservadas, são palavras que não podem ser usadas para nomes de variáveis. Outro detalhe notório, é que ao final de cada comando se coloca um ponto-vírgula, que serve para separar os comandos.


TIPOS PRIMITIVOS DE DADOS

Inteiro
São os números que pertencem ao conjunto dos números inteiros.
Real
São os números que pertencem ao conjunto dos números reais.
Caractere
São cadeias de caracteres de (A..Z), (0..9), incluindo também os caracteres especiais (@#$%¨&*(), entre outros).
Lógico
São variáveis que assumem apenas os valores: verdadeiro e falso.

CONSTANTES        

         São valores que NÃO sofrem alterações com o tempo.
        
         Exemplos:
                   - O valor de pi = 3.1415;
                   - “Proibido Fumar”.
        

 VARIÁVEIS

         São valores que sofrem alterações com o decorrer do tempo.

         Exemplos:
                   - O valor do dólar;
                   - O valor do combustível.

         Os identificadores possuem algumas regras para serem seguidas:
         1ª Deve começar por uma letra;
         2ª Pode ser seguida por letras e /ou números;
         3ª Não permite caractere especial, com exceção do underscore ou sublinha.

DECLARAÇÃO DE VARIÁVEIS

inteiro x;
         caractere nome, endereco, fone;
         real km;


 

OPERADORES MATEMÁTICOS

+
Soma
-
Subtração
*
Multiplicação
/
Divisão
//
Radiciação
**
Potenciação
div
O quociente inteiro
%
O resto da divisão



FUNÇÕES MATEMÁTICAS

Sen(x)
Seno de x
Cos(x)
Cosseno de x
Tg(x)
Tangente de x
ArcCos(x)
Arco cujo Cosseno é x
ArcTg
Arco cujo Tangente é x
ArcSen(x)
Arco cujo Seno é
Int(x)
A parte inteira de um número fracionário.
Frac(x)
A parte fracionária de um número
Abs(x)
O valor absoluto de x (módulo)
Rnd(x)
Randômico de x


 

PRIORIDADES

         -  parênteses mais internos;
         -  funções matemáticas;
         -  **  //
         -  *  /  div   %
         -  +  -
        

OPERADORES RELACIONAIS

= =
Igual a
!=
Diferente de
Menor do que
Maior do que
<=
Menor ou igual a
>=
Maior ou igual a


OPERADORES LÓGICOS

&&
Conjunção
||
Disjunção
!
Negação



TABELA VERDADE

A
B
A ou B

A
B
A e B

A
Não a
0
0
0

0
0
0

0
1
0
1
1

0
1
0

1
0
1
0
1

1
0
0



1
1
1

1
1
1





 

PRIORIDADES ENTRE TODOS OS OPERADORES

         - parênteses mais internos;
         - funções matemáticas;
         - operadores aritméticos;
         - operadores relacionais;
         - operadores lógicos.

COMANDO DE ATRIBUIÇÃO

Comando representado pela “=“, onde o valor é passado para a variável.

Sintaxe:
   <variável > = <valor>;
  
Exemplos:
a = 2,5;
nome = “Maria”;
  

COMANDOS DE ENTRADA E SAÍDA


Comando de entrada: é aquele que pega a informação do usuário e guarda na memória.

Exemplos:
Leia (n);
         Leia (a,b,c);

Comando de saída: é aquele que pede a informação do usuário e exibe o conteúdo da memória.


Exemplos:
Escreva (“Qual a sua idade?”);
Escreva (“O número é:”, n);
Escreva (md);

COMENTÁRIOS

No algoritmo às vezes torna-se necessário em algum momento colocar alguma observação, para que saibamos o que faz determinado algoritmo ou parte dele, para tal utilizamos as chaves.

Exemplo:
Escreva (“Qual a sua idade?”); {Pede para o usuário entrar com sua idade}
Escreva (“Qual seu nome?”); //Pede para o usuário entrar com o nome
Escreva (“Qual a sua altura?”); /*Pede para o usuário entrar com a altura*/

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